Curitiba Quer Voar
#curitibaquervoar Nossa cidade, pronta para alcançar novos horizontes
Manifesto Curitiba Quer Voar
A cidade de Curitiba costuma ser lembrada como um símbolo de inovação e criatividade, pioneira e referência em diversas áreas, como o transporte público e a coleta seletiva de resíduos recicláveis, que em determinada época serviram de modelo para inúmeros municípios do estado e do país.
Hoje, no entanto, essa ousadia não tem sido, nem de longe, a premissa da atual administração. Ao contrário, o que impera é a falta de arrojo e a indiferença, que diariamente permitem o avanço de inúmeros problemas sobre o cotidiano dos cidadãos.
A gestão municipal parece se apoiar, cada vez mais, única e exclusivamente na elaboração de peças de propaganda personalistas, que em nada contribuem para dar real visibilidade aos atos do poder público. As decisões importantes são sempre tomadas do modo menos cívico possível, bem longe dos olhos da população, nas brechas da democracia.
Aliado a isso, e a poucos metros do Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura, o governador do estado faz coro com o que há de mais atrasado na política brasileira, defendendo uma educação pública “cívico-militar”, que não emancipa nossos jovens.
Seja por convicção ou puro oportunismo, Ratinho Junior habituou-se a cerrar fileiras ao lado de figuras que notoriamente desprezam as instituições republicanas, compactuando, por exemplo, com todos aqueles que de uma forma ou outra promoveram a barbárie do Oito de Janeiro.
Para nós, a construção de uma cidade que sirva a seus habitantes passa pelo debate real e concreto de seus problemas e percalços. Por isso, entendemos que o Governo Lula, calcado no lema União e Reconstrução, corresponde com precisão à nossa atual leitura da conjuntura política.
Em Curitiba, pretendemos ser os representantes desse modelo de diálogo e soberania popular, num momento tão importante para o país, o estado e também para a nossa cidade.
Nosso compromisso é avançar na construção de uma Curitiba que trabalhe pelo bem-estar dos seus cidadãos e, ao mesmo tempo, desempenhe melhor seu papel como polo de integração dos municípios da Região Metropolitana.
Dentro das nossas diretrizes, o direito à moradia é fundamental. Não há como dar cidadania plena para quem não tem onde morar. Para tanto, é preciso voltar a olhar com atenção para o tema da regularização fundiária, avaliando as áreas disponíveis para a construção de moradias e resolvendo de maneira definitiva o déficit habitacional.
A mobilidade urbana deve ser amplamente debatida, incluindo a questão sobre a renovação da concessão do transporte público urbano. É necessário também trazer à luz as discussões sobre as variadas alternativas e modelos de transporte que podem ser implementados para dar ao cidadão efetivo acesso à sua própria cidade.
O transporte coletivo deve ter tarifas justas e contar com isenções para determinados grupos. Em paralelo, temos que expandir e aprimorar nossa rede de ciclovias e ciclofaixas, integrando os diversos bairros e garantindo agilidade e segurança aos ciclistas.
Como capital inovadora, é fundamental que Curitiba impulsione o desenvolvimento sustentável, investindo em energia limpa, descarbonização, e incentivando a multiplicação de terraços e telhados verdes, jardins de chuva, hortas comunitárias e bacias de contenção, que têm importante função no combate às enchentes.
A cidade que é palco do maior festival de teatro da América Latina também precisa valorizar sua classe artística, apoiando eventos diversificados, criando espaços de convivência, ampliando a oferta de cursos e oficinas e preservando seu patrimônio histórico e cultural.
É indispensável que o ensino público municipal seja alvo de constante aperfeiçoamento, com o combate à evasão escolar, o aumento das vagas em período integral e o fortalecimento da educação inclusiva.
Na segurança pública, é preciso admitir a importância das forças de segurança, e reconhecer que o combate à criminalidade está também intimamente ligado à proteção social dos mais vulneráveis.
É ainda de extrema importância investir na formação e capacitação profissional de nossos trabalhadores, além de estimular o empreendedorismo dos negócios locais, com linhas de crédito, programas de apoio e facilitação do acesso a agências de fomento, por meio de parcerias que descentralizem o processo e tornem mais ágil o percurso do pequeno empresário.
Nosso compromisso é tornar Curitiba uma cidade mais justa, inclusiva e sustentável. Para isso, é preciso sonhar alto, pensar grande e, mais importante, tirar os projetos do papel. Curitiba quer sonhar. Curitiba quer realizar. Curitiba quer voar.
Para participar basta você criar um comentário e seguir no diálogo com as pessoas que estão participando do debate. Você também pode sugerir alterações, complementar, compartilhar, curtir e endossar.
Lista de Endossos
Denunciar um problema
Este conteúdo é impróprio?
Fechar debate
Qual é o sumário ou conclusão para este debate?
Detalhes do comentário
Você está vendo um único comentário
Você pode consultar os comentários restantes aqui.
Eu apoio o Movimento Curitiba Quer Voar, parabéns @jpmehl por aceitar o desafio dessa pré-candidatura, conte com meu apoio.
Carregando comentários...